Nossas Notícias de Cyber Security

Como funciona um Penetration Test

Como funciona um Penetration Test?

O Pentest é uma simulação que se assemelhe ao um ataque hacker real, feito em uma aplicação web ou em uma superfície externa da empresa para identificar vulnerabilidades e falhas de segurança.

Sendo executado por um especialista de segurança, que é capaz de reconhecer as mais complexas falhas na infraestrutura, que podem causar grandes impactos e como corrigi-los. Através do Penetration Test, é possível descobri qual o tamanho do dano que uma invasão causaria à uma organização.

No ambiente de redes, uma das técnicas executadas é o escaneamento de todas as portas TCP e UDP existentes, para examinar se não existem portas, sem filtros e abertas. Além das portas abertas e fechadas, o Pentest também realizada verificações de vulnerabilidades com base em portas abertas e serviços que estejam rodando no servidor.

A indicação é utilizar o Penetration Test, mesmo quando uma organização utilize ferramentas de cibersegurança.

Ainda assim realizar um teste de intrusão ajuda a evitar problemas de portas e novas vulnerabilidades para explorar.

Dessa maneira, podemos afirmas que o Pentest é a aplicação de vários métodos e tentativas de invadir um sistema ou rede, que possui políticas de segurança com o intuito de evitar que um real invasor encontre vulnerabilidades e realize um ataque.

Os testes podem ser executados de várias formas:

  • White Box: Ele executa uma análise total, avaliando toda a infraestrutura da rede. Pois, o profissional já possui conhecimento de todas as informações essenciais da empresa. Podendo ser direcionado precisamente descobrindo o que aprimorar e reorientar.
  • Black Box: É como um teste as cegas, pois não possui grande quantidade de informações disponíveis sobre a corporação. É o mais próximo de seguir as características de um ataque externo real.
  • Grey Box: Apresentado como uma mistura dos dois anteriores, pois possui algumas informações específicas para realizar o teste. Porém, é uma quantidade de informações baixas, não se equiparando à quantidade de informações no teste White Box.

Além disso, existem seis tipos de Pentests:

  • Serviços de Rede:
  • Aplicação Web:
  • Rede sem fio:
  • Engenharia Social:

Por mais que estejamos sempre falando da importância de cuidar e proteger as informações de uma empresa. Tem sempre aqueles que acreditam que somente as grandes empresas são alvos dos atacantes.

Entretanto, às notícias apontam que as pequenas e médias empresas são alvos também de cibercriminosos. Por essa razão, é de extrema importância que as organizações possuam um plano de segurança cibernética e utilize soluções de segurança em seus ambientes.

O Pentest atuará garantindo o conhecimento das vulnerabilidades, apontando os riscos existentes. Possibilitando, assim, a elaboração do plano de segurança e a execução que garanta o uso das ferramentas de segurança de maneira efetiva e eficaz.

Contato

Entre em contato

Telefone

(11) 4270-0133

Whatsapp

(11) 97455-0304

E-mail

contato@it4us.com.br

Endereços

Rua Olimpíadas, nº 205, conjunto 41 - Vila Olímpia
Rua Soriano de Souza 189 - Salas 111 - 112 - 113

Precisa de ajuda?