Já pensou se de uma hora para a outra seus dados forem excluídos, e aparecerem falhas dentro da sua organização?
Então o melhore caminho é identificá-las e corrigi-las antes que alguém que esteja cheio de péssimas intensões com a sua empresa encontre-as.
Existem algumas maneiras de realizar o teste de intrusão, cada uma delas com uma eficiência diferenciada, dentre elas podemos destacar o Pentest blackbox, whitebox e a graybox.
- BlackBox – mais conhecido com caixa preta, o objetivo é o atacante testar as medidas de controle e proteção, gastando mais tempo que nos outros tipos. O Pentest de Blackbox é o mais próximo de seguir as características de um ataque externo, sem nenhuma informação fornecida ao especialista de segurança, toda essa informação é adquiridade através de algumas técnicas específicas de hacking.
- Whitebox – parte de uma análise integral, avaliando toda estrutura da rede, seu objetivo é identificar as vulnerabilidades a serem exploradas em caso de vazamento de informações, com todas essas informações de rede, servidores, banco de dados e sistemas conhecidas, o que torna esse ataque mais profundo.
Os testes whitebox para analisar aplicações web, com código fonte e configurações do servidor analisados em busca de falhas de segurança, que por algum motivo possam pôr em risco todo o serviço.
- Graybox – o teste da caixa cinza pode ser definido como uma mistura do blackbox com o Whitebox, já tem informações específicas de dados da infraestrutura da rede, endereços IP, credencial ou acesso à determinado serviço web para realizar o teste de intrusão, mas é uma quantidade baixa de informações comparadas a whitebox. O teste Graybox é considerado o mais comum em aplicações Web e tem como um bom exemplo são os direcionados para análise de falhas de segurança em alguma aplicação vinda através de algum usuário credenciado.
Quer saber mais sobre Pentest? Cadastre-se em nosso site e um de nossos especialistas entrará em contato com você!