Dados de quase 2 milhões de clientes da T-Mobile, uma das maiores empresas de telecomunicações dos EUA, foram vazados. Segundo comunicado da empresa, o incidente ocorreu na última segunda-feira (20). As informações incluíam nomes, CEPs, números de telefones, contas bancárias e endereços de e-mail.

O comunicado relata também que os hackers conseguiram violar um banco de dados explorando uma API vulnerável. À Motherboard, um porta-voz da empresa disse que “menos de 3% dos cerca de 76 milhões de assinantes da empresa foram afetados”, e que “limitar os danos a uma porcentagem tão pequena é certamente positivo, mas ainda assim significa que cerca de 2 milhões de clientes da T-Mobile foram impactados”.

Ainda segundo a T-Mobile, dados como SSN (espécie de CPF norte-americano), número de cartões de crédito e senhas não foram acessados, portanto os clientes que não receberam uma notificação não precisam se preocupar, mas, mesmo que as senhas não tenham sido comprometidas, a recomendação é de usuários alterem regularmente as senhas da conta.

Em vigor desde 2016 na Europa, a GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) é uma lei que determina medidas de segurança que as empresas devem tomar e prevê penalidades em casos de vazamentos e não cumprimento dessas medidas. No Brasil, entrou em vigor este mês a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que determina as mesmas regras e sanções contra as empresas que não adotarem medidas de segurança, permitindo que dados de seus clientes sejam vazados. A multa em caso de descumprimento chega a 2% do faturamento da empresa, podendo chegar a 50 milhões por infração. Ainda não há nenhuma regulamentação como esta nos Estados Unidos.

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