Entre os dias 04 e 14 de outubro o banco HSBC tomou conhecimento de contas acessadas sem autorização. Assim que descobriu, a empresa emitiu um alerta tanto para os seus clientes quanto para a Justiça da Califórnia e suspendeu acesso online para impedir novas entradas não autorizadas em sua conta.

Em 2015 houve o mesmo problema com vazamento de dados,  porém, nessa última exposição,  menos de 1% das contas de clientes foram vazadas e, até o momento, não se sabe a localidade destas, se limitam-se apenas a usuários norte-americanos ou também de outros países.

O HSBC montou um canal próprio para ajudar clientes afetados já que entre as informações vazadas, estão: nomes completos, endereços, telefones, endereços de e-mail, datas de nascimento, números bancários, tipos de conta, saldos, histórico de transações, informações de beneficiários e históricos de declarações.

Para acessar as contas, os cibercriminosos usam do ataque conhecido como “credential stuffing”, que rouba senhas e e-mails de outros vazamentos esperando que o usuário reutilizem as senhas. Não está claro se o credential stuffing ocorreu contra funcionários do banco para acesso ou em cada uma das contas.

“O HSBC lamenta esse incidente e assumimos nossa responsabilidade de proteger nossos clientes com muita seriedade. Respondemos a esse incidente fortalecendo nosso login e processos de autenticação e implementamos camadas adicionais de segurança para acesso digital e móvel a todas as contas bancárias pessoais e empresariais. Notificamos os clientes cujas contas podem ter acessos não autorizados e oferecemos a eles um ano de monitoramento de crédito e identificação do serviço de proteção contra roubo”, disse Rob Sherman, Relações Públicas do HSBC, em entrevista para o American Banker, jornal diário e site que cobre o setor de serviços financeiros dos EUA.

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FONTE: https://www.scriptbrasil.com.br/vida-digital/banco-hsbc-sofre-vazamento-dados.html